22.8.14

Professor, empodere-se e inspire!

chanpipat/Shutterstock

Mídias são meios que conectam pessoas. Muito mais importante que elas é o que colocamos nelas. Saber usar as novas mídias é prerrogativa dos profissionais da atualidade, porém usá-las para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver é prerrogativa dos empreendedores de uma nova humanidade.

Vivemos um tempo de muitas possibilidades em relação à conexão das pessoas. A revolução digital venceu quase todas as fronteiras e nos oferece uma oportunidade incrível de compartilhar conhecimento, despertar senso crítico, encampar ideais, fomentar a ação transformadora. Mas essa revolução não se basta nas novas mídias, pois depende de nossas mãos, nossa mente e nossas atitudes.


As mídias sociais nos deram poder, um poder de voz que nunca tivemos em nenhum outro momento da história, e um poder que traz uma característica nova e promissora: é descentralizado, distribuído e nos convida à sustentabilidade social.


Você que é professor ou realiza trabalhos ligados à educação tem às suas mãos um novo meio para exercer seu papel, inspirando o olhar e as atitudes no sentido de um mundo mais justo, mais livre, menos desigual, mais solidário e onde a diversidade da vida seja contemplada em todas as ações.


Da mesma forma, seu aluno está navegando por esse poder digital, conectando-se a todo tipo de conteúdo, curtindo, compartilhando, comentando, interpretando. E você é essencial para ajudá-lo nessa navegação. Procure conhecer o que seus alunos já fazem na rede, se têm blogs, vídeos no Youtube, o que postam no Facebook etc. Você poderá descobrir grandes talentos e inspirá-los a voar alto.


Paulo Freire viveu antes da era das conexões digitais, mas já entendia tudo de redes sociais, pois mostrou, com sua riquíssima obra, que a educação não é uma via de mão única, mas uma interação em que todos os envolvidos no processo se educam mutuamente. Ele sabia a essência da interação e hoje temos novos caminhos para praticá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário